Nas
minhas aulas, eu sempre valorizo os saberes dos alunos e suas opiniões
sobre os assuntos. Começo um tema sempre em uma roda de conversa; faço
perguntas aonde todos participam até mesmo os tímidos.
Trabalho em uma escola da zona rural, até tem um laboratório, mas está
parcialmente fechado, pois a CPU deu um problema. Quando estiverem
funcionando os computadores, estes poderão me ajudar muito em minha prática pedagógica,
modificando as minhas atividades.
Meus alunos não possuem computadores,
então já percebi que eles necessitam de aprendizagem digital. Por conta
disso, não posso pedir pesquisas porque eles não sabem manusear ainda o
aparelho e no bairro também não tem lan house.
Na escola o laboratório
não possui internet por conta da distância. Dessa forma, eles estão
limitados ao acesso das fontes de informações, só possuem a televisão e o
rádio.
Neste
ano, trabalhamos um projeto de leitura na escola, cada ano ficou com um
gênero. Tivemos um mês para aprendermos e ensinar as cantigas de rodas, por exemplo. Ao final realizamos
uma culminância que foi um show dos alunos que se empenharam na
confecção dos materiais, ensaios e apresentações.
Realizamos uma
avaliação da aprendizagem e percebemos que o aprendizado foi significativo, pois teve uma produção cultural muito grande das crianças.
Pudemos contar nos auxiliou na produção de slide que retrata não apenas o desenvolvimento do projeto, mas também o resultado desse intento.
A professora tirou fotos dos alunos em
ação, chegando a mostrar para as mães que chegaram a se emocionar.
Com
a realização desse curso aprendi que o uso de tecnologias possibilita
uma ampliada visão de conhecimento, estabelecendo relações em redes
que integram ideias, conceitos, dentre outras habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário