PORTFÓLIO - UNIDADE I
ATIVIDADE 1.1
Nesta atividade refletimos acerca dos desafios da escola na sociedade atual
ATIVIDADE 1.2
A proposta dessa atividade foi responder a respeito de quem somos como professores e aprendizes. Para isso,contamos com o apoio de vários textos, dentre os quais destaco o do professor Antonio Nóvoa que pode ser encontrado no seguinte site: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=59.
Tenho que concordar com esse educador português quando diz que ser
professor não é tarefa fácil. o professor precisa lidar com as tecnologias na escola. Precisa ainda
conhecer a comunidade e suas particularidades, o foco da
escola, seu objetivo e metas a serem alcançadas.
Como educadora, posso afirmar que uma
das dificuldades encontradas para o exercício da sala de aula é adequar os meus planejamentos para cada
escola, pois, ambas possuem formas de organizações
diferenciadas uma vez que as comunidades também são especificas.
Para se trabalhar é necessário, entretanto, que façamos uma leitura da
comunidade a fim de saber quais são suas necessidades de aprendizagem e
de mudança, além sua cultura e tradições.
ATIVIDADE 1.3
Para falarmos sobre educação e tecnologia, assistimos a entrevista do professor Ladislau Dowbor. Interessante como este profissional aborda essa temática. A escola deve ser menos e mais organizadora. Leia a entrevista completa do professor Ladislau clicando aqui.
ATIVIDADE 1. 4
Esta atividade teve como objetivo fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas.
ATIVIDADE 1.3
Para falarmos sobre educação e tecnologia, assistimos a entrevista do professor Ladislau Dowbor. Interessante como este profissional aborda essa temática. A escola deve ser menos e mais organizadora. Leia a entrevista completa do professor Ladislau clicando aqui.
ATIVIDADE 1. 4
Esta atividade teve como objetivo fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas.
Além de estudar e aprender, debatemos muito nas aulas com os colegas sobre educação, nossas experiências pedagógicas, conflitos e angustias também. Quando falava-se em tecnologia na educação, logo eu associava aulas diante aos computadores, internet e etc, depois de participar de cursos e formações, caiu a ficha que as tecnologia é, efetivamente, mais do que isso, ela está presente desde muito cedo, nos lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras.
Trabalhando na zona rural, esses são os meus recursos tecnológicos porque até tem um laboratório mas esta parcialmente fechado, pois a CPU deu um problema, mas quando estiver funcionando os computadores poderão ajudar-me muito na minha prática, modificando as minhas atividades, meus alunos não possuem computadores então já percebi que eles necessitam de aprendizagem digital. Por conta disso, não posso pedir pesquisas porque eles não sabem manusear ainda o aparelho e no bairro também não tem lan house e na escola o laboratório não possui internet por conta da distância. Dessa forma eles estão limitados ao acesso das fontes de informações, só possuem a televisão e o rádio.
Neste ano trabalhamos um projeto de leitura na escola, cada ano ficou com um gênero textual, tivemos um mês para aprendermos e ensinar, ao final realizamos uma culminância que foi um show dos alunos cada um se empenhou na confecção dos materiais, ensaios e apresentações, realizamos uma avaliação onde percebemos que o aprendizado foi significativo.
ATIVIDADE 5 Nesta aula elaborei um mapa conceitual para sintetizar as aprendizagens conquistadas sobre este tema. Com o mapa conceitual tanto professor como o aluno ganham, pois se trata de uma ferramenta que contribui para organizar e representar o conhecimento de forma interativa. Para saber mais clique aqui ATIVIDADE 6 Realizar uma pesquisa orientada- metodologia WebQuest - sobre experiencias desenvolvidas com projetos.
Ao
estudar sobre a Webquest aprendi que ela é uma atividade muito
interessante e prazerosa. O professor diversifica suas atividades e
eles vão achar muito interessante pesquisar sobre um determinado
assunto ou tema na internet de forma prazerosa, dessa maneira eles não
colam os arquivos e entregam ao professor sem mesmo ler, como já ouvi
muitas queixas de professores. Além de serem estimulados a procurar informações e criarem novas aprendizagens. mailto:http://www.
anossaescola.com/cr/webquest_
id.asp?questID=349.
PORTFÓLIO UNIDADE II
ATIVIDADE 2.1
Tive a liberdade de navegar na internet para pesquisar sobre hipertexto depois discutimos sobre a experiencia de pesquisar e sobre o tema. Navegar na internet é muito bom porque é uma fonte inesgotável de informações. Uma das fontes que achei incrível foi o Portal do Professor
aconselho a você sempre pesquisar este site porque mostra as
experiências de docentes que deram certo. Além de oferece materiais,
tais como vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e
experimentos práticos, podendo lhe dar ideias inovadoras.
ATIVIDADE 2.2
As tecnologias auxiliam muito no
trabalho do professor se ele for pesquisador e interessado a aprender
cada dia mais. Após cada aula do curso fico mais admirada com minhas
aprendizagens e com as oportunidades de organizar meus trabalhos. Com as
aula do hipertexto aprendi a “lincar” texto ou vídeos no trabalho ou
apresentação, gostei muito.
Em
palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a
navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens
ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra
página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado,
ajuda-nos a esclarecer e ampliam a nossa visão do assunto de pesquisa.
Enquanto ferramentas de ensino a aprendizagem facilitar um ambiente de
aprendizagem colaborativa.
Para dar provas que aprendi, pesquisei e encontrei um texto muito
bom sobre o tema, se você tiver um tempinho leia!
informatica/hipertexto/
ATIVIDADE 2.3
Ao criar o meu portfólio, fiquei muito feliz de registrar as aprendizagens desse curso, saber que fui capaz de aprender coisas tão complexas da educação tecnológica. Pretendo continuar sempre qualificando-me e colocando em prática sempre que possível a minha aprendizagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário